Viagem de Carro: Visconde de Mauá, Maringá, Maromba - RJ/MG


Perguntei para o meu namorado se ele toparia uma viagem "no escuro". Expliquei que ele não saberia onde iríamos até estarmos bem próximos do local. O aventureiro que mora dentro dele logo topou...

Para escolher o destino comecei a folhear algumas revistas de turismo e ler algumas matérias na internet. Na revista "Viagem", li uma matéria sobre Visconde de Mauá.

O que chamou minha atenção foi a quantidade de cachoeiras que podem ser visitadas em uma única trilha, a região possui mais de 100 cachoeiras catalogadas. Teríamos apenas o final de semana para aproveitar.

Levando em consideração a distância, a beleza do lugar e as atividades que teríamos para fazer no local, Visconde de Mauá e as Vilas de Maringá e Maromba foram as escolhidas

Saímos de São Paulo à noite para percorrer 310 km de estrada até Visconde. Nosso GPS não localizou a Vila, tivemos que ir munidos de mapas retirados da internet e guia de referência para as estradas.

A estrada no trecho da Serrinha foi recentemente reformada, está otima para dirigir. Como fomos de noite, nao conseguimos aproveitar muito a paisagem. Mais na volta deu para parar nos Mirantes da estrada e fotografar.

Nesta serra alcançamos 1.500 de altitude (existem plaquinhas informando o pico mais alto da serra).



A região das 3 Vilas (Mauá, Maringá e Maromba) está lotada de pousadas. Vale a pena pesquisar antes de ir para conseguir bons preços. Conseguimos diárias em uma pousada com lareira na Vila de Maromba. Olhando as atrações, esta estaria bem perto de algumas das principais cachoeiras da região.

Levantamos cedo para aproveitar o máximo do dia! Seguimos incialmente para conhecer a Cachoeira Véu da Noiva (40 metros de altura) que estava bem próxima da pousada.

Algumas cachoeirass desta região são, geograficamente, consideradas dentro das atrações do Parque Nacional do Itatiaia.

No caso da Veú da Noiva, não há trilha para percorrer, é deixar o carro perto da entrada e caminhar alguns passos para ver essa belezura.




Desta seguimos para conhecer um dos cartões postais da região, a Cachoeira do Escorrega (30m de altura). Mais uma vez lamentamos não estar calor. A vista da cachoeira do Escorrega é muito bonita. Conseguimos ver ela de frente e subir um pouco mais.

Se o seu ponto de partida for Visconde de Mauá, esta cachoeira está a 11 kilometros de distância.



Ela tem esse nome porque no verão é comum ver pessoas escorregando pela pedra para aproveitar o poço. Eu quis fazer jus ao nome....cheguei bem pertinho da beirada dela e acabei levando um escorregão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário